12 dicas para ser sustentável todos os dias (sem fazer esforço)

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

*Esse texto contém indicação de produtos

Olha, não culpamos quem acha que ter atitudes sustentáveis custa muito dinheiro e/ou requer um esforço gigantesco. Com isso em mente, é fácil desanimar e continuar usando os recursos naturais sem se preocupar com o futuro. De fato, algumas atitudes são mais trabalhosas mesmo, mas tem MUITA coisa que podemos fazer sem mudanças drásticas no orçamento ou na rotina. Duvida? Continua aqui no texto que a gente vai te provar que é possível cuidar do meio ambiente e continuar com sua rotina de boa.

Menos ar condicionado

Não, não é para você morrer de calor. É só para usar o bom senso. Ligar o ar condicionado quando você entra num ambiente abafado é quase automático. Mas não precisa ser. Experimenta abrir as janelas e esperar alguns minutos para, então, decidir ligar ou não o ar condicionado. Mesmo em dias mais quentinhos, o vento pode ajudar a refrescar e dispensar o uso do aparelho que consome bastante energia.

E, se você for construir uma casa ou algum imóvel, pensa nisso também: colocando janelas uma de frente para a outra é possível otimizar a ventilação natural.

Chega de usar plástico só uma vez!

Nem deveríamos ter que mencionar, mas o plástico descartável, aquele que a gente usa apenas uma vez, precisa ter seu consumido reduzido. Eles geram um descarte de lixo gigantesco, além de prejudicar a vida marinha do planeta de uma maneira sem precedente.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 80% de todo o lixo marinho é composto por plástico. E tem mais: estima-se que em 2050 a quantidade de plásticos na água supere a de peixes. A gente não pode deixar isso acontecer. Vamos começar com pequenas mudanças fáceis de colocar em prática:

– leve sempre sua ecobag junto com você no supermercado e evite as sacolas plásticas
– procure carregar também sacos de tecido para compra a granel para não pegar os saquinhos plásticos na área de frutas, verduras e legumes (clique e conheça o produto)
– pare de usar copos plásticos descartáveis levando seu copo reutilizável pessoal dentro da bolsa ou da mochila (clique e escolha seu copo preferido)
– não esqueça de levar uma garrafa de água todo dia com você para não ter que comprar garrafas plásticas quando estiver com sede (clique e veja opções de garrafas)
– você ainda usa canudo de plástico? Então te desafiamos a deixar esse hábito de lado em definitivo. Para isso acontecer, você tem duas opções: beba sua bebida diretamente no copo ou adquira um canudo reutilizável e leve com você. São leves e muito práticos. Alguns lugares, inclusive, já estão proibindo através de lei o comércio desse produto. Não espere sua cidade fazer isso e deixe o canudo plástico no passado (clique e veja opções de canudos)
– o talher que você usa no restaurante da praça de alimentação de plástico também é prejudicial ao planeta. Não custa nada levar o seu joguinho de garfo e faca na mochila e usá-lo quando necessário. Fácil, simples e barato! (clique e conheça o talher portátil e reutilizável).

Dá pra viver sem plástico filme

Claro que você vê – e compra – frutas e legumes embalados em plástico filme e bandejas de isopor. A gente sabe que isso é a realidade mais comum dentro dos mercados brasileiros. Mas não precisa ser sempre assim. Se conseguir, procure levar seu saquinho de compras a granel e escolher os produtos soltos. Evitar esse tipo de embalagem faz muita diferença para os recursos naturais, sim.

Já dentro de casa, também é perfeitamente possível evitar o plástico filme. Seja usando as tampas de silicone ajustáveis para fechar potes e tigelas ou aderindo ao pano encerrado que conserva perfeitamente os alimentos. Não sabe do que estamos falando? A gente explica: existe uma opção de embalagem feita com tecido 100% algodão que recebe uma camada de cera de abelhas que serve para manter os alimentos bem fresquinhos de maneira ecológica. Se você quiser saber um pouco mais sobre esse produto, basta clicar aqui nesse link.

Troque as lâmpadas da casa

O ideal é aproveitar a iluminação natural do dia. Mas se essa não for uma possibilidade, pense em trocar as lâmpadas da sua casa ou do seu escritório pelas opções de baixo consumo, como as fluorescentes ou led.

Ah, as torneiras!

Vamos dedicar pouco espaço para esse item porque, convenhamos, todos nós já estamos colocando essa dica em prática. Mas vale o registro: feche as torneiras quando elas não estiverem sendo utilizadas, por exemplo, na hora de ensaboar a louça ou enquanto estiver escovando os dentes. Só use a água necessária e economize cada gotinha sempre que puder.

Papel reciclado

Pense bem antes de imprimir qualquer documento. Será que precisa mesmo? Se a resposta for sim, invista no papel reciclado. Uma tonelada de papel reciclado é responsável por salvar cerca de 22 árvores. Esse número é lindo, não?

Alimentos orgânicos

Sabemos que nem todos têm acesso ou possibilidade de comprar alimentos orgânicos. Mas se você puder, faça sua parte. Faz bem para sua saúde e para a agricultura.

Recicle, claro!

Outro item que vem apenas reforçar o que já estamos mais do que cientes é a necessidade de se reciclar o máximo possível do nosso lixo. O lixo é um grande problema para todas as economias no mundo e somos, sim, responsáveis por tudo que consumimos e pelo lixo que geramos. Aqui tem algumas dicas sobre reciclagem de lixo doméstico.

Vá de escada

Ninguém está pedindo para você subir e descer 20 andares de escada. Se bem que se conseguir, vai ser demais! Mas a maioria das pessoas pode subir dois ou três andares sem usar o elevador. Faz bem pra natureza e pra sua saúde 😊

Faça boas escolhas na hora de comprar eletrodomésticos

Você já ouviu falar no selo PROCEL? Ele é uma certificação que indica os aparelhos maior eficiência energética. Ou seja: que consomem menos energia. Prefira sempre os produtos com esse selo. Se quiser saber mais sobre esse assunto, acesse aqui o site do Inmetro.

Diminua (mesmo que pouco) o consumo de carne

Eu sei que é difícil falar sobre isso se você realmente gosta de carne. Mas a gente precisa tocar nesse assunto. A pecuária é uma atividade que impacta muito os recursos naturais. Isso porque usa uma grande quantidade de água e grãos na alimentação do gado. Além disso, a criação de animais para consumo humano é um dos principais contribuidores para o efeito estufa.

Sabendo de tudo isso e levando em consideração que você gosta de verdade de comer carne, o que a SVB propõe é deixar de consumir esse alimento apenas um dia da semana. Essa campanha recebeu o nome de “Segunda Sem Carne”, mas você pode ajustar seu dia de acordo com sua necessidade. O objetivo é diminuir o consumo e ajudar a preservar recursos sem precisar mudar sua alimentação por completo. Um pouco já faz a diferença!

Por favor, não desperdice alimento

Nesse ponto, não tem meio termo: temos que parar de desperdiçar alimentos urgente! Apenas imagine que você foi ao mercado e comprou 10 batatas. Dessas 10 batatas, 3 você pega e joga no lixo. É isso que acontece com o desperdício de alimentos no mundo. Segundo a ONU, 30% do total de alimentos produzidos no planeta vão parar no lixo. Isso equivale a 1,3 bilhão de toneladas de comida.

A gente não pode acabar com o desperdício mundial, mas pode colocar um fim nisso dentro das nossas casas. Evite jogar fora qualquer tipo de alimento. Entre na internet, se informe sobre formas de usar o alimento por inteiro e compre apenas o que vai consumir. A Casa Naturê também oferece uma opção de sacos para armazenamento que prolongam a duração de folhas, vegetais, legumes e frutas. Clique aqui e confira esses produtos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *