Absorvente reutilizável e coletor menstrual: aprenda como limpar os dois produtos

Imagem de holdosi por Pixabay

A gente acha melhor você se sentar para ler esse texto com atenção porque vamos trazer alguns números que podem impactar tanto a sua maneira de enxergar o uso do produto quanto o seu bolso.

Você sabia que uma única mulher usa de 10 a 15 MIL absorventes descartáveis da puberdade até a menopausa? Esse é o número estimado, segundo o portal eCycle. Clique aqui para ver o texto completo.

E, para completar, tanto resíduo produzido ao longo de uma vida não conta com um processo de reciclagem no Brasil.  Existem iniciativas no mundo que tentam mudar essa realidade, mas elas ainda não chegaram por aqui. Cabe uma observação super importante: nunca jogue seu absorvente no vaso sanitário porque ele pode ir parar no oceano, o que é pior ainda. Mas, então, o que fazer nessa situação? É possível parar de usar absorvente descartável e sair dessa estatística?

É possível, sim!Deixar de usar absorvente descartável já é uma realidade para muitas mulheres no Brasil e no mundo todo. As alternativas são práticas, econômicas e ecológicas!

Absorvente reutilizável

Uma das maneiras de deixar o descartável no passado é aderir ao absorvente reutilizável. Com tecnologia moderna, eles são produzidos com tecidos inteligentes que garantem impermeabilidade, alta absorção e toque extremamente macio. Nesse último item temos a obrigação de te contar: só quem já pegou um absorvente reutilizável na mão consegue entender a delicadeza do tecido. Acredite!

Esse produto tem formato anatômico para se adaptar aos diferentes tipos de calcinhas e deixar o dia a dia da mulher mais confortável. Depois de escolher o melhor modelo para seu fluxo (mini, normal, noturno ou super), basta ajustar os botões e está tudo pronto para seu uso.

Logo depois de utilizar o seu absorvente reutilizável, será preciso higienizá-lo corretamente. Na Casa Naturê temos o absorvente da Korui para disponibilizar para nossos clientes. Como achamos muito importante seguir as informações do fabricante, fomos buscar com a empresa a forma correta de limpar os absorventes. Aqui está:

– depois de usá-lo, mantenha o absorvente dentro de bolsa impermeável (a própria fabricante tem modelos disponíveis) para manter a umidade e facilitar a lavagem;

– logo que possível, retire o excesso de menstruação e deixe o absorvente de molho em água fria (evite a água quente pois ela ajuda a reter manchas);

– deixe de molho com ou sem sabão por pelo menos 30 minutos. Se quiser, deixe por mais tempo, mas é recomendado que se troque a água de 12 em 12 horas para evitar odores fortes;

– depois do tempo de molho, você pode colocar seu absorvente na máquina (pode ser junto com as outras roupas) ou lavar na mão, no chuveiro mesmo;

– esse último passo é muito importante: sempre que possível, seque o seu absorvente ao sol. Se preferir a secadora, use temperaturas mais baixas.

O fabricante ainda dá dicas preciosas na higienização do absorvente: quando chover e o sol não estiver tão fácil assim de achar, você pode deixar seu absorvente de molho na água fria com um pouco de sal, bicarbonato de sódio ou sabão. Ou ainda colocar um pouco de água oxigenada e deixar agir por alguns minutos antes de lavar. Esses cuidados evitam manchas. Atenção: não passe com o ferro porque o calor pode danificar a camada impermeável do absorvente reutilizável.

Só para terminar, o absorvente Korui dura de 3 a 6 anos, dependendo do uso, lavagem e até mesmo clima.

Coletor menstrual

Os coletores que disponibilizamos no site também são da Korui. Eles são feitos com silicone medicinal de uso intravaginal com a finalidade de coletar o sangue menstrual. Além disso, são livres de componentes químicos e perfumes.

A escolha correta do produto, para maior conforto e funcionalidade, precisa levar em conta a intensidade do fluxo menstrual. Temos os seguintes itens disponíveis: fluxo leve, normal e intenso.

Para começar a usá-los, é preciso colocá-lo da maneira correta. Clique aqui para ver o passo a passo completo no site da Korui.

Dependendo do fluxo, o coletor pode ser usado de 4 a 12 horas seguidas. Nos dias de fluxo mais intenso, provavelmente terá que esvaziá-lo algumas vezes ao dia.

Como limpar?

Durante o ciclo, não precisa esterilizar seu coletor. Basta lavar com água. Quando o ciclo menstrual terminar, ferva o coletor dentro de uma panela com água suficiente para o coletor boiar e não tocar o fundo (para não queimar) por 5 a 7 minutos. O ideal é usar panelas esmaltadas para essa função. A Korui também tem uma panela própria para ferver os coletores que vendemos no nosso site.

É importante saber que o tempo de esterilização deve ser seguido pois se fervido por mais de 15 minutos o coletor pode perder elasticidade e perder sua durabilidade.

Se quiser conhecer os produtos da Korui no nosso site, basta clicar no item desejado.

ABSORVENTE REUTILIZÁVEL

COLETOR MENSTRUAL

PANELA ESTERELIZADORA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *