Dúvidas que todo mundo tem sobre ser sustentável

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

*Esse texto contém indicação de produtos

Ser sustentável nada mais é do que preservar os recursos naturais para que gerações futuras possam também aproveitar dos mesmos benefícios que a gente. Isso sem deixar de lado as nossas necessidades, claro. Mas muitas dúvidas podem surgir quando você decide se preocupar e mudar seus hábitos. Selecionamos algumas perguntas comuns e trazemos as respostas aqui no blog:

O plástico é ruim sempre?

Vamos esclarecer um conceito importante: o inimigo do meio ambiente é o plástico descartável, de uso único. É preciso entender que o material plástico é importante para a sociedade moderna e tem usos muito valiosos.

O que não se pode mais continuar fazendo é usar um copo plástico por vez absolutamente sempre que vamos beber água ou café, por exemplo. Esse plástico muito provavelmente vai ter uma destinação incorreta depois do seu uso e pode acabar, por exemplo, nos oceanos. Atualmente, o plástico reponde por cerca de 80% do lixo gerado no mar, segundo a Organização das Nações Unidas. Ainda de acordo com a ONU, a quantidade de plástico nos mares vai superar a de peixes em 2050. Falta pouco mais de 30 anos!

Não deixe isso acontecer. Conheça alguns substitutos para os itens descartáveis nas diversas ocasiões em que eles são usados atualmente:

– leve sempre sua ecobag junto com você no supermercado e evite as sacolas plásticas (clique e conheça o produto);
– procure carregar também sacos de tecido para compra a granel para não pegar os saquinhos plásticos na área de frutas, verduras e legumes (clique e conheça o produto);
– pare de usar copos plásticos descartáveis levando seu copo reutilizável pessoal dentro da bolsa ou da mochila (clique e escolha seu copo preferido);
– não esqueça de levar uma garrafa de água todo dia com você para não ter que comprar garrafas plásticas quando estiver com sede (clique e veja opções de garrafas);
– você ainda usa canudo de plástico? Então te desafiamos a deixar esse hábito de lado em definitivo. Para isso acontecer, você tem duas opções: beba sua bebida diretamente no copo ou adquira um canudo reutilizável e leve com você. São leves e muito práticos. Alguns lugares, inclusive, já estão proibindo através de lei o comércio desse produto. Não espere sua cidade fazer isso e deixe o canudo plástico no passado (clique e veja opções de canudos);
– o talher que você usa no restaurante da praça de alimentação de plástico também é prejudicial ao planeta. Não custa nada levar o seu joguinho de garfo e faca reutilizáveis na mochila e usá-lo quando necessário. Fácil, simples e barato! (clique e conheça o talher portátil e reutilizável);
– em ocasiões que o item descartável se faz absolutamente necessários, como eventos sociais e festas com um número maior de pessoas, sempre dê preferência para materiais biodegradáveis ou compostáveis como copos, cumbucas, pratos e outros utensílios de papel, madeira, bagaço de cana e outros materiais. Em breve, vamos trazer um conteúdo completinho sobre esse assunto 🙂

Mudar um hábito faz alguma diferença?

Já pensou se existisse algo que a gente pudesse fazer e não dependesse de ninguém para ter sucesso? Existe: a mudança de um hábito ruim. Quando se trata de mudanças para beneficiar o planeta, saiba que qualquer pequeno gesto conta muito. O que queremos dizer com isso é que não precisa se desesperar e achar que sua vida nunca mais será a mesma e que vai ter que se esforçar loucamente para conseguir fazer algo pelo bem do planeta.

Claro que quanto mais se faz para conservar os recursos naturais, melhor para todos. Mas suas pequenas atitudes também impactam positivamente o futuro das próximas gerações. Portanto apague a luz quando sair de um cômodo; feche a torneira enquanto está lavando a louça ou escovando o dente; leve seu copo reutilizável e recuse descartáveis; o mesmo vale para talheres. De pouquinho em pouquinho, se chega longe!

Por que desperdiçar alimentos é tão grave?

Tirando o fato de que você joga fora um alimento que poderia servir de comida para outra pessoa (o que já é extremamente grave), a agricultura é a atividade humana que mais consome água no mundo. Preservar recursos hídricos é uma obrigação indiscutível.

Como reduzir o lixo que produzo diariamente?

Existem algumas atitudes que ajudam a diminuir a produção de lixo, com resultados individuais e coletivos. O bem coletivo é quando a gente dedica alguns minutos do dia para fazer a separação correta para a reciclagem do lixo que não pode ser evitado. Isso faz com que o que antes seria descartado definitivamente possa ser reaproveitado.

Em uma esfera mais individual, é perfeitamente possível diminuir a quantidade de lixo também. Algumas atitudes são:

– use refil de produtos sempre que possível. Isso engloba comprar produtos a granel, com seu próprio saquinho no mercado, claro!
– substitua itens descartáveis por bens reutilizáveis no seu dia a dia. Já falamos disso lá em cima, mas é importante lembrar: copos, talheres e até mesmo discos de tecido laváveis para retirar maquiagem que podem ser usados mais de uma vez e evitar o descarte de discos de algodão;
– reutilize produtos, mesmo que você tenha que investir um pouco do seu tempo para reformá-los. Um pote que não serve mais pode se tornar um lindo vaso. Que tal pedir ajuda pra uma costureira legal e transformar aquela calça meio caidinha em um short perfeito para dias mais quentes?
– reduza seu consumo de papel. Antes de imprimir, pense bem se é indispensável. Se for, prefira papel reciclado. Fazendo uma pesquisa bem rapidinha na internet, acabamos de ver que em algumas lojas o preço do sulfite reciclado é quase o mesmo do não reciclado. Que coisa boa, não?

Tem mais dúvidas sobre ser mais sustentável no dia a dia? Deixe aqui nos comentários para que a gente possa fazer novos conteúdos sobre esses assuntos!

Um comentário em “Dúvidas que todo mundo tem sobre ser sustentável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *