Lábios hidratados o ano todo? É pra já!

Imagem de Yerson Retamal por Pixabay

Hoje, você resolveu passar um batom e sair de casa bem linda. Escolheu a cor e… bom, acontece que a expectativa não está bem de acordo com a realidade. Ao invés de lábios macios e bem hidratados, você reparou que eles estão ressecados. E o batom, coitado, está todo rachadinho.

Você não está sozinha. Longe disso! Lábios ressecados podem nos acompanhar durante todo o ano. Isso porque tanto clima frio e seco quanto tempo mais quente podem machucar a pele sensível do lábio. E é bem isso, além de comprometer o visual, o lábio rachado também dói.

E, apesar do nosso exemplo falar sobre uma situação que acontece mais com mulheres, os homens também sofrem bastante com lábios ressecados. Eles podem – e devem – se cuidar.

Mas como fazer para evitar esse probleminha e ter lábios hidratados durante todo o ano? É bem simples. Vamos listar aqui poucas atitudes que garantem beleza e saúde para seus lábios:

De dentro pra fora

O primeiríssimo passo para evitar lábios ressecados é beber muito líquido durante o dia. É uma dica repetitiva, mas totalmente verdadeira. É também verdade que, de maneira geral, a gente deve beber cerca de 2 litros de líquido (preferencialmente água) todo dia. Mas existe um cálculo mais personalizado que aponta a SUA quantidade ideal de água.

O cálculo é bem simples: multiplique 35 ml por pelo seu peso corporal e converta para litros. Por exemplo, se você pesa 60 kg, fica assim: 35ml x 60 = 2.100ml (que nada mais é do que 2,1 litros).

Hidratante já!

Além de beber líquido e garantir a hidratação de dentro pra fora, não podemos esquecer de manter a parte externa também bem cuidada. O balm labial devolve a oleosidade à região.

Além da muito conhecida manteiga de cacau, existem outras opções naturais e eficientes para manter os lábios em dia. Óleo de girassol e extratos naturais de camomila também ajudam nessa tarefa. Uma dica muito importante é usar o hidratante sempre, não apenas quando a boca já está seca e dolorida.

A saliva não é amiga

Quando falamos em lábios ressecados, muita gente usa a saliva como um fator de alívio na hora do desesperado. O problema é que ela não é indicada para hidratar os lábios. Ao contrário, ela contém enzimas digestivas capazes de agredir a pele da boca. Portanto, não caia nessa armadilha e evitar passar a língua nos lábios!

Ah, quase esquecemos, mas tem uma coisa fundamental: nada de arrancar as pelinhas que levantam na boca. Resista, resista e resista. Quando você arranca um pedaço da pele, pode provocar até mesmo sangramento e aí vai demorar muito mais para o lábio se regenerar.

Esfoliação bem leve

O ato de esfoliar um local do corpo consiste em remover células mortas para renovar a pele. Isso também pode funcionar para os lábios. Porém, tem que ser um processo leve já que a área da boca tem uma pele bem sensível.

Não custa lembrar que o esfoliante natural é o único livre de microplásticos, que agridem demais o meio ambiente. Utilize opções naturais. Tem produtos disponíveis no mercado ou você pode optar por receitas caseiras como açúcar, café e sementes, por exemplo. Cuidado com a frequência exagerada e lembre que a pele da boca é mais sensível que o restante do corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *