Você sabia que um terço da comida produzida no mundo acaba no lixo?

Imagem de Free-Photos por Pixabay
Imagem de Free-Photos por Pixabay

Com grande parte da população em casa, precisando cozinhar a própria comida e (torcemos 🙌) dando cada vez mais valor a cada grãozinho de arroz que a gente tem dentro de casa, vamos falar sobre desperdício de alimentos.

Você sabia que um terço da comida produzida no mundo acaba no lixo? Esse dado é da ONU e assusta bastante. Existem fatores econômicos e estruturais para essa triste estatística, mas também temos culpa nisso. Há muito desperdício de alimentos dentro da cozinha das nossas casas.

Segundo a FAO (agência das Nações Unidas preocupada em erradicar a fome), a fase inicial de produção do alimento (pós-colheita e armazenagem) responde por 54% do desperdício de alimentos. Já o restante, os outros 46%, está nas etapas de processamento, distribuição e consumo.

No Brasil, a composição desses percentuais de desperdício é um pouco diferente:

– colheita: 10%
– transporte e armazenamento: 30%
– comércio e no varejo: 50%
– domicílios: 10%.

O portal ecycle, que foi nossa fonte para esse texto, destacou uma pesquisa da Unilever que mostra que 96% dos brasileiros se preocupa com desperdício de alimentos. Esse percentual é relevante. Por exemplo, na Alemanha o índice foi de 79% e nos EUA de 77%.

O que acontece é que, mesmo tendo essa consciência e preocupação, o brasileiro também é um dos países com maior índice de desperdício de alimentos em âmbito mundial: são 40 mil toneladas de alimentos que vão para o lixo todo dia.

A ONG Banco de Alimentos avaliou que cada brasileiro desperdiça mais de meio quilo de alimento por dia. E isso acontece por muitas razões, entre elas alimentos que estragam antes de serem vendidos nos mercados e consumidores que compram produtos além do que precisam.

Que tal se, daqui pra frente, você prestasse bastante atenção na quantidade de alimentos que os integrantes da sua casa têm capacidade de consumir e entendesse melhor como deve ser a compra semanal ou mensal? Esse exercício por si só já ajuda bastante.

Depois, vem o segundo passo: aproveitar todos os itens até o final. Existem receitas com as cascas das frutas, por exemplo. Ou caldos saborosos com os restos de alimentos que não foram pra panela. Além disso, muitos modos de armazenamento alongam a validade de frutas e legumes. Procure se informar e vamos, todos juntos, diminuir o desperdício dentro da nossa cozinha.

Fontes:
https://nacoesunidas.org/fao-30-de-toda-a-comida-produzida-no-mundo-vai-parar-no-lixo/
https://www.ecycle.com.br/3007-desperdicio-de-alimentos.html
http://www.fao.org/home/en/
https://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/1188-brasil-desperdica-30-de-sua-producao-mas-tem-13-milhoes-de-pessoas-que-passam-fome.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *